Desfrutar de umas férias em família é uma vantagem não só para os pais, que deixam o quotidiano e o stress, mas também para as crianças com a oportunidade de criar memórias e conhecer novas realidades no mundo.

A verdade é que nem sempre é fácil organizar umas férias, ainda mais quando existem crianças na família. Muitas vezes, viajar com crianças é um cabo de trabalhos - estas pestes podem ser impacientes!

Como tal, preparamos 7 dicas infalíveis na hora de viajar em família. Confira já!

 

1. Antecipar a escolha de alojamento

 

Casal a utilizar computador

 

Na hora de escolher o alojamento, pense no que será mais favorável para os seus filhos. Um espaço que não esteja condicionado apenas a um quarto de hotel, que tenha um espaço exterior associado a atividades, como, por exemplo, piscina ou campo de futebol proporciona aos mais novos uma experiência enriquecedora. Num apartamento terá a liberdade de poder cozinhar as refeições dos seus filhos e não terá constrangimentos em incomodar os outros hóspedes.

 

2. Fazer paragens regulares

 

Mãe e filha a fazer pausa na viagem

 

Opte por pausas regulares durante a viagem de férias, para que as crianças descontraiam e não saturarem por estar demasiado tempo sentadas na mesma posição. O ideal é fazer paragens de 15 a 30 minutos a cada 2 horas de condução, pois não só previne a fadiga do condutor e o excesso de cansaço, como contribui para uma condução mais segura, garantindo a segurança de toda a família.

 

3. Criar jogos matemáticos

 

Crianças a brincar no carro

 

Os jogos que envolvem matemática não só estimulam, como são uma ótima opção para distrair as crianças. Conte com a ajuda do bloco de desenho mágico para fazer contas de somar, subtrair ou multiplicar. Também as letras das matrículas são uma excelente ideia para jogos de vocabulário.

 

Bloco de desenho mágico

 

4. Levar snacks

 

Família a preparar lancheira

 

As crianças conseguem ser esfomeadas levando-as à irritação. Não deixe que isso aconteça e prepare um lanche com os seus snacks favoritos!

Viagens longas durante os dias quentes de verão conseguem tornar-se desgastantes. Se for esse o caso, não se esqueça de levar fruta e água para manter a hidratação.

 

5. Listar o que é preciso levar

 

Mãe a fazer uma lista

 

Agora, mais do que nunca, é fundamental realizar uma pré-lista com todos os brinquedos para crianças e mudas de roupa.

Por norma, os utensílios que a sua criança precisa, como carrinho de bebé, nos casos dos mais novos, ocupa demasiado espaço, mas ao planear o que precisa de levar, terá uma noção do espaço que irá ocupar e evitar peso desnecessário.

Uma boa solução é optar por brinquedos compactos, como, por exemplo, a Mochila Pequena - Kit Hospital que pode ser facilmente alterada de uma mochila para um consultório de saúde, economizando espaço.

 

Loja do Rato - Mochila Pequena - Kit Hospital

 

6. Viajar durante a noite

 

Criança a dormir enquanto viaja durante a noite

 

Um dos truques mais eficazes no que toca a fazer viagens com crianças, é viajar em horários estratégicos, principalmente de noite, dado que coincide com a hora de dormir dos mais novos. Além disso, fornece vantagens, visto que as temperaturas são amenas e existe menos tráfego, o que facilita a viagem para toda a família.

 

7. Ter uma consola por perto

 

Crianças a jogar consola no carro

 

Por último, as consolas de jogos são os mais pedidos pelos mais novos durante a viagem e, por isso, algo que não pode faltar. Um bom exemplo é a Consola M3, que proporcionará momentos de divertimento e distração durante a viagem e durante as suas férias. Mas atenção, é importante que as crianças se divirtam e estejam em contacto com a natureza. O uso excessivo de tecnologias não entra no plano de férias!

 

Loja do Rato - Consola M3

 

Gostou das sugestões? Encontre estes e outros brinquedos na Loja do Rato que tornam as viagens das crianças mais divertidas e inesquecíveis!